sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cuidados básicos com o seu filhote.

  A chegada de um bichinho de estimação na família é sempre uma festa, todos ficam felizes e radiantes com o novo membro da casa. Mas, para que essa felicidade dure muito tempo, são essenciais alguns cuidados básicos que começam desde cedo.

             Algumas dicas para você cuidar bem do seu filhote:

             
 1. ADAPTAÇÃO: 
             Este filhote está acostumado a viver entre seus irmãos, portanto  nas  primeiras noites  ele  irá chorar. Pedimos que, se não quiserem que o cão  adulto  durma  na cama,  não deixe o  filhote dormir  porque será impossível explicar que, quando filhote pode, quando adulto não. No  máximo,  coloque-o para dormir  em  uma  caminha  ao lado  da sua  e, durante a  noite, se ele chorar, acaricie até que ele se sinta seguro novamente.
             Ensine as normas da casa desde cedo, pois o cão deverá se acostumar a sua rotina e faça com que todos na casa sigam as mesmas normas.

          
2. ALIMENTAÇÃO: 
            Sempre  há  uma  grande  dúvida sobre  qual é a melhor  alimentação  para os cães: a  comida  caseira ou a  ração comercial. Ambas, quando são fontes de proteína, energia  e com adição de complementos como, por exemplo, cálcio ou vitaminas, podem ter boa qualidade. No caso  das  rações, esse  equilíbrio  pode ser mais exato do que aquele feito na alimentação caseira, em razão da escolha dos alimentos a serem acrescentados.
            A comida  caseira  não é  balanceada,  tendo em vista que a combinação dos alimentos freqüentemente utilizados (arroz, carne moída, etc...) resulta em péssimas  proporções   entre  energia  e  proteínas,  acarretando carências ou excessos de substâncias indispensáveis. Esses desequilíbrios comprometem o desenvolvimento, enfraquecendo a estrutura do animal.
            Cabe   ressaltar   que  a  escolha   por  ração  acaba  sendo  mais  fácil no dia a dia, e garantindo os nutrientes necessários para o seu animal.            
            Estudos  comprovam  que  a  comida  caseira  acaba  sendo  até 100% mais cara se levarmos em consideração o tempo gasto para o preparo, custos do cozimento e ainda a dificuldade de se balancear corretamente as doses de ingredientes necessárias.
            Não  se  esqueça  que,  para  os  filhotes,  deve  ser  oferecido  ração  específica  para  eles,  cuja  formulação leva em conta as suas necessidades nutricionais que são diferentes das dos cães adultos.
            Em   relação  à  quantidade  de ração que você deve dar, dependerá da ração que você escolher. Quanto melhor a qualidade da ração, maior será o aproveitamento do cão e menor a quantidade necessária.
            As  embalagens,  geralmente,  informam  as  quantidades  diárias  necessárias. Na dúvida,  pergunte  ao  veterinário  de confiança.
            É  importante  saber  que  filhotes  e  adultos  têm  necessidade  diferentes.  Cães  são  filhotes  até 12 meses de idade, tratando-se de raças miniaturas, pequenas ou médias, ou seja, que possam atingir até 20kg de peso na idade adulta.
            Não  deixe  a  refeição  exposta  por  mais de 30 minutos, pois a ração exposta por muito tempo estraga e se transforma em um meio de proliferação de bactérias. Habitue o animal a comer no momento em que é servido.
            Em  geral, os  filhotes  tem  bastante  fome. Se ele  ficar sem comer uma das refeições não se desespere, se ficar duas refeições sem comer mas estiver brincando, deverá ser observado com mais atenção, se na terceira refeição ele recusar, deverá ser levado ao veterinário.
            Nos primeiros  dias você deverá ficar atento para ver se o filhote está bebendo água, deixe a vasilha sempre no mesmo lugar para que ele não se perca. 

                                                                 TABELA SUGERIDA PARA REFEIÇÕES
                  IDADE                                                  REFEIÇÕES DIÁRIAS 
                                      HORÁRIOS 
              1 A 6 MESES                                                         4                                              MANHÃ, MEIO-DIA,TARDE, NOITE
              6 A 12 MESES                                                       3                                                       MANHÃ, TARDE, NOITE
       12 MESES EM DIANTE                                                2                                                              MANHÃ, NOITE
           
            
Obs:Obesidade 
            O  cão  que  estiver  com  15%  a  mais  do  peso  normal é considerado obeso. Um método fácil para perceber se o cão está obeso é verificar se houve um aumento da massa de gordura ao redor do pescoço


         
  3. SAÚDE E HIGIENE: 
    
      
             3.1. VACINAÇÃO:

            E fundamental a partir dos 45 dias,  sendo  feitas 3 doses de vacina polivalente (intervalo de 21 à 30 dias) e uma dose de vacina anti-rábica (120 dias). Após 1 ano da ultima dose da  polivalente  e da  anti-rábica é indicado o reforço anual de ambas , a cada ano, para o resto da vida, pois doenças como cinomose  e  leptospirose  podem se  manifestar em cães adultos. Outro ponto importante dentro da vacinação é de que essa deverá ser feita por Médicos Veterinários, pois eles têm as  melhores vacinas (vacinas éticas) e antes da aplicação fazem o exame clínico, certificando-se de que o animal está apto para receber a vacina.
           Leve seu filhote ao veterinário de sua confiança ou ao que nós indicamos, para que ele já abra uma ficha de vacinações.

        
  3.2.VERMIFUGAÇÃO:
           As verminoses são doenças causadas por  parasitas, comumente  conhecidas  como vermes ou lombrigas, que passam uma boa parte das suas vidas dentro de nossos animais.
           Um  animal  pode  se  infectar  ao ter contato com ovos ou larvas que foram eliminados nas fezes de um outro animal já contaminado.            O  uso de  vermífugos  deve  ser  iniciado  durante a fase de lactação e continua após o desmame. Normalmente, até os seis meses as vermifugações são freqüentes, a cada 30 dias.
           Após o 6 meses, o vermífugo  deve  ser  administrado de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses, dependendo do contato do animal com a rua.
           Nunca  considere  uma verminose um problema banal que o animal possa conviver, pois os vermes afetam a resistência do organismo do cão, deixando-o  debilitado e  podendo tornar-se um problema mais sério posteriormente, tendo em vista que podem causar várias doenças as pessoas. Crianças, principalmente, são muito susceptíveis ao contágio, pois levam a mão à boca com freqüência.
           Um cãozinho parasitado com vermes, além de poder desenvolver uma anemia severa, poderá não produzir anticorpos suficientes após a vacinação, mesmo usando a melhor vacina do mercado . Caso  perceba que seu animal esteja contaminado por algum tipo de parasita, a primeira coisa a fazer é procurar o veterinário para que ele faça o pedido de um exame de fezes ou apenas determine o melhor vermífugo a ser utilizado.

            
 3.3. BANHO:
           
Se o filhote estiver precisando  de banho,  faça  uma  mistura de água morna com uma pequena quantidade de sabão neutro e limpe-o suavemente com um pano macio, depois seque-o com o secador de cabelos começando pelo peito e em lugar sem corrente de vento.
            Trinta dias após  a última  vacina  seu  filhote  poderá tomar um banho completo se você o levar para tomar banho em pet shop, mas, após o banho, verifique se os ouvidos estão bem sequinhos e limpos. Se você for dar o banho em casa, uma semana após a última vacina, use água morna e xampu para cães e evite a entrada de água nos ouvidos, seque-o com um secador.
            Procurar  sempre limpar os ouvidos após o banho ou uma vez por semana, evitando a formação de otites, muito comum em raças de orelhas caídas.
             O shih tzu precisa ser penteado pelo menos uma vez ao dia para evitar a formação de nós e acúmulo de sujeira.
   
 
             OBS: PULGAS:

             As pulgas existem  durante todo o ano, apesar de ocorrer uma proliferação maior no verão em razão do clima quente, que é um fator determinante para a eclosão dos ovos.
             Quando um animal está infestado de pulgas, com certeza o ambiente também já está, pois as pulgas vivem no ambiente, em pequenas frestas e sobem nos cães apenas para se alimentar.
             A maioria dos proprietários recorrem a algum tipo de tratamento, somente depois que o ambiente e o animal já estão contaminados.
             O tratamento  preventivo tem o objetivo de manter a pele do animal limpa e protegida, enquanto o curativo trata a doença  resultante. É  indispensável  os  cuidados  não  só  com  o  animal,  mas  também com o ambiente onde ele mora. O uso correto de inseticidas e vermífugos,  dedetizaçã o periódica,  sabonetes,  xampus,  talcos,  sprays,  coleiras  anti-pulgas  e  medicamentos são aliados indispensáveis e permanentes na guerra contra as pulgas.
             Cabe  ressaltar  que  sabonetes,  coleiras  e  xampus  anti-pulgas  só matam  as pulgas  que  estiverem  no animal, pois não têm ação duradoura.
             O combate  as  pulgas  exige  uma solução adequada, dependendo do grau de infestação, do tipo de ambiente em que o animal vive e se ele é alérgico.
           
  
              4. O BANHEIRO: 

             O  filhote  que  você  escolheu  deverá  fazer  suas  necessidades em folhas de jornal. Você deverá ensiná-lo a ir no lugar certo. Mas como fazer isso?
             Logo  que  acordar, seu filhote irá urinar, leve-o ao lugar certo e espere. Quando ele fizer, acaricie e demonstre que você gostou.
             Com as fezes é parecido, logo após cada refeição, seu filhote irá defecar, leve-o até o local certo e aguarde, quando ele fizer, acaricie e demonstre que você gostou.
            
       
    5. SEGURANÇA: 
* Não deixe ao alcance do seu filhote, objetos pontiagudos que ele possa se ferir ou engolir;
* Retire materiais tóxicos de lugares onde ele tenha acesso;
* Não deixe a porta da rua aberta, seu filhote não sabe o perigo que ele corre se sair de casa sem você;
* Caso  o  filhote  necessite  permanecer  sozinho  dentro de  casa,  o aconselhável é que ele tenha um espaço somente para ele, sem nenhum objeto para lhe causar mal. Sugerimos um cercado para cães;
* Tenha cuidado para que ele não roa fios elétricos.

        
   6. AS BRINCADEIRAS: 
           Você e  seu  filhote  deverão brincar para estreitar os laços de amizade. Em geral filhotes gostam de bolinhas , ossinhos, garrafas pet vazias e sem o rótulo. 
Obs: Não incentive brincadeiras agressivas com seu filhote. 

      
     7. OS DENTES: 
           O filhote deverá trocar todos os dentes de leite pelos definitivos até os seis ou sete meses de idade.
           Até que  essa  troca  se  complete ele irá procurar coisas para morder. Existem muitas opções de mordedores em pet shops, escolha a que melhor se adapta ao seu filhote e incentive-o a morder apenas aquele objeto.
           Não  deixe  que  ele  morda  sapatos ou tênis velho pois ele não saberá distinguir o velho do novo e você poderá ficar sem a ponta dos seus sapatos e os cadarços do seu tênis.
          

    
      8. OS PASSEIOS: 
           Um mês após à vacinação completa, seu filhote estará apto ao primeiro passeio na rua, sempre utilize uma coleira.  
           Nos primeiros passeios, você poderá achar que seu filhote ainda não está pronto, mas, com a freqüência, ele se acostumará.
           Não deixe que ele o leve para passear, mantenha sempre a posição de comando, o cão deverá andar à sua esquerda. 

             9. ITENS QUE DEVEM SER ADQUIRIDOS: 

* Cama, proporcional ao seu cão adulto. Lembre-se que um filhote, em .poucos meses, estará no tamanho adulto.
* Comedouro e bebedouro.
* Coleira e guia.
* Escova e pente.
* Xampu e condicionador.
* Brinquedos adequados. 
Obs: Se possível, adquira estes itens em uma loja especializada, sempre informando a raça e a  idade do animal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário