sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Clínica e Pet Shop Quatro Patas

Clínica Veterinária e Pet Shop Quatro Patas
Av. São Sebastião, 1403 sala 01 - Bairro de Fátima
Fones: 3322-8039 / 9449-1848

Clínica - Cirurgias - Internação - Exames Laboratoriais - Ultrassonografia
Rações - Vacinas - Medicamentos - Acessórios - Roupinhas - Banho e Tosa

Cuidados básicos com o seu filhote.

  A chegada de um bichinho de estimação na família é sempre uma festa, todos ficam felizes e radiantes com o novo membro da casa. Mas, para que essa felicidade dure muito tempo, são essenciais alguns cuidados básicos que começam desde cedo.

             Algumas dicas para você cuidar bem do seu filhote:

             
 1. ADAPTAÇÃO: 
             Este filhote está acostumado a viver entre seus irmãos, portanto  nas  primeiras noites  ele  irá chorar. Pedimos que, se não quiserem que o cão  adulto  durma  na cama,  não deixe o  filhote dormir  porque será impossível explicar que, quando filhote pode, quando adulto não. No  máximo,  coloque-o para dormir  em  uma  caminha  ao lado  da sua  e, durante a  noite, se ele chorar, acaricie até que ele se sinta seguro novamente.
             Ensine as normas da casa desde cedo, pois o cão deverá se acostumar a sua rotina e faça com que todos na casa sigam as mesmas normas.

          
2. ALIMENTAÇÃO: 
            Sempre  há  uma  grande  dúvida sobre  qual é a melhor  alimentação  para os cães: a  comida  caseira ou a  ração comercial. Ambas, quando são fontes de proteína, energia  e com adição de complementos como, por exemplo, cálcio ou vitaminas, podem ter boa qualidade. No caso  das  rações, esse  equilíbrio  pode ser mais exato do que aquele feito na alimentação caseira, em razão da escolha dos alimentos a serem acrescentados.
            A comida  caseira  não é  balanceada,  tendo em vista que a combinação dos alimentos freqüentemente utilizados (arroz, carne moída, etc...) resulta em péssimas  proporções   entre  energia  e  proteínas,  acarretando carências ou excessos de substâncias indispensáveis. Esses desequilíbrios comprometem o desenvolvimento, enfraquecendo a estrutura do animal.
            Cabe   ressaltar   que  a  escolha   por  ração  acaba  sendo  mais  fácil no dia a dia, e garantindo os nutrientes necessários para o seu animal.            
            Estudos  comprovam  que  a  comida  caseira  acaba  sendo  até 100% mais cara se levarmos em consideração o tempo gasto para o preparo, custos do cozimento e ainda a dificuldade de se balancear corretamente as doses de ingredientes necessárias.
            Não  se  esqueça  que,  para  os  filhotes,  deve  ser  oferecido  ração  específica  para  eles,  cuja  formulação leva em conta as suas necessidades nutricionais que são diferentes das dos cães adultos.
            Em   relação  à  quantidade  de ração que você deve dar, dependerá da ração que você escolher. Quanto melhor a qualidade da ração, maior será o aproveitamento do cão e menor a quantidade necessária.
            As  embalagens,  geralmente,  informam  as  quantidades  diárias  necessárias. Na dúvida,  pergunte  ao  veterinário  de confiança.
            É  importante  saber  que  filhotes  e  adultos  têm  necessidade  diferentes.  Cães  são  filhotes  até 12 meses de idade, tratando-se de raças miniaturas, pequenas ou médias, ou seja, que possam atingir até 20kg de peso na idade adulta.
            Não  deixe  a  refeição  exposta  por  mais de 30 minutos, pois a ração exposta por muito tempo estraga e se transforma em um meio de proliferação de bactérias. Habitue o animal a comer no momento em que é servido.
            Em  geral, os  filhotes  tem  bastante  fome. Se ele  ficar sem comer uma das refeições não se desespere, se ficar duas refeições sem comer mas estiver brincando, deverá ser observado com mais atenção, se na terceira refeição ele recusar, deverá ser levado ao veterinário.
            Nos primeiros  dias você deverá ficar atento para ver se o filhote está bebendo água, deixe a vasilha sempre no mesmo lugar para que ele não se perca. 

                                                                 TABELA SUGERIDA PARA REFEIÇÕES
                  IDADE                                                  REFEIÇÕES DIÁRIAS 
                                      HORÁRIOS 
              1 A 6 MESES                                                         4                                              MANHÃ, MEIO-DIA,TARDE, NOITE
              6 A 12 MESES                                                       3                                                       MANHÃ, TARDE, NOITE
       12 MESES EM DIANTE                                                2                                                              MANHÃ, NOITE
           
            
Obs:Obesidade 
            O  cão  que  estiver  com  15%  a  mais  do  peso  normal é considerado obeso. Um método fácil para perceber se o cão está obeso é verificar se houve um aumento da massa de gordura ao redor do pescoço


         
  3. SAÚDE E HIGIENE: 
    
      
             3.1. VACINAÇÃO:

            E fundamental a partir dos 45 dias,  sendo  feitas 3 doses de vacina polivalente (intervalo de 21 à 30 dias) e uma dose de vacina anti-rábica (120 dias). Após 1 ano da ultima dose da  polivalente  e da  anti-rábica é indicado o reforço anual de ambas , a cada ano, para o resto da vida, pois doenças como cinomose  e  leptospirose  podem se  manifestar em cães adultos. Outro ponto importante dentro da vacinação é de que essa deverá ser feita por Médicos Veterinários, pois eles têm as  melhores vacinas (vacinas éticas) e antes da aplicação fazem o exame clínico, certificando-se de que o animal está apto para receber a vacina.
           Leve seu filhote ao veterinário de sua confiança ou ao que nós indicamos, para que ele já abra uma ficha de vacinações.

        
  3.2.VERMIFUGAÇÃO:
           As verminoses são doenças causadas por  parasitas, comumente  conhecidas  como vermes ou lombrigas, que passam uma boa parte das suas vidas dentro de nossos animais.
           Um  animal  pode  se  infectar  ao ter contato com ovos ou larvas que foram eliminados nas fezes de um outro animal já contaminado.            O  uso de  vermífugos  deve  ser  iniciado  durante a fase de lactação e continua após o desmame. Normalmente, até os seis meses as vermifugações são freqüentes, a cada 30 dias.
           Após o 6 meses, o vermífugo  deve  ser  administrado de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses, dependendo do contato do animal com a rua.
           Nunca  considere  uma verminose um problema banal que o animal possa conviver, pois os vermes afetam a resistência do organismo do cão, deixando-o  debilitado e  podendo tornar-se um problema mais sério posteriormente, tendo em vista que podem causar várias doenças as pessoas. Crianças, principalmente, são muito susceptíveis ao contágio, pois levam a mão à boca com freqüência.
           Um cãozinho parasitado com vermes, além de poder desenvolver uma anemia severa, poderá não produzir anticorpos suficientes após a vacinação, mesmo usando a melhor vacina do mercado . Caso  perceba que seu animal esteja contaminado por algum tipo de parasita, a primeira coisa a fazer é procurar o veterinário para que ele faça o pedido de um exame de fezes ou apenas determine o melhor vermífugo a ser utilizado.

            
 3.3. BANHO:
           
Se o filhote estiver precisando  de banho,  faça  uma  mistura de água morna com uma pequena quantidade de sabão neutro e limpe-o suavemente com um pano macio, depois seque-o com o secador de cabelos começando pelo peito e em lugar sem corrente de vento.
            Trinta dias após  a última  vacina  seu  filhote  poderá tomar um banho completo se você o levar para tomar banho em pet shop, mas, após o banho, verifique se os ouvidos estão bem sequinhos e limpos. Se você for dar o banho em casa, uma semana após a última vacina, use água morna e xampu para cães e evite a entrada de água nos ouvidos, seque-o com um secador.
            Procurar  sempre limpar os ouvidos após o banho ou uma vez por semana, evitando a formação de otites, muito comum em raças de orelhas caídas.
             O shih tzu precisa ser penteado pelo menos uma vez ao dia para evitar a formação de nós e acúmulo de sujeira.
   
 
             OBS: PULGAS:

             As pulgas existem  durante todo o ano, apesar de ocorrer uma proliferação maior no verão em razão do clima quente, que é um fator determinante para a eclosão dos ovos.
             Quando um animal está infestado de pulgas, com certeza o ambiente também já está, pois as pulgas vivem no ambiente, em pequenas frestas e sobem nos cães apenas para se alimentar.
             A maioria dos proprietários recorrem a algum tipo de tratamento, somente depois que o ambiente e o animal já estão contaminados.
             O tratamento  preventivo tem o objetivo de manter a pele do animal limpa e protegida, enquanto o curativo trata a doença  resultante. É  indispensável  os  cuidados  não  só  com  o  animal,  mas  também com o ambiente onde ele mora. O uso correto de inseticidas e vermífugos,  dedetizaçã o periódica,  sabonetes,  xampus,  talcos,  sprays,  coleiras  anti-pulgas  e  medicamentos são aliados indispensáveis e permanentes na guerra contra as pulgas.
             Cabe  ressaltar  que  sabonetes,  coleiras  e  xampus  anti-pulgas  só matam  as pulgas  que  estiverem  no animal, pois não têm ação duradoura.
             O combate  as  pulgas  exige  uma solução adequada, dependendo do grau de infestação, do tipo de ambiente em que o animal vive e se ele é alérgico.
           
  
              4. O BANHEIRO: 

             O  filhote  que  você  escolheu  deverá  fazer  suas  necessidades em folhas de jornal. Você deverá ensiná-lo a ir no lugar certo. Mas como fazer isso?
             Logo  que  acordar, seu filhote irá urinar, leve-o ao lugar certo e espere. Quando ele fizer, acaricie e demonstre que você gostou.
             Com as fezes é parecido, logo após cada refeição, seu filhote irá defecar, leve-o até o local certo e aguarde, quando ele fizer, acaricie e demonstre que você gostou.
            
       
    5. SEGURANÇA: 
* Não deixe ao alcance do seu filhote, objetos pontiagudos que ele possa se ferir ou engolir;
* Retire materiais tóxicos de lugares onde ele tenha acesso;
* Não deixe a porta da rua aberta, seu filhote não sabe o perigo que ele corre se sair de casa sem você;
* Caso  o  filhote  necessite  permanecer  sozinho  dentro de  casa,  o aconselhável é que ele tenha um espaço somente para ele, sem nenhum objeto para lhe causar mal. Sugerimos um cercado para cães;
* Tenha cuidado para que ele não roa fios elétricos.

        
   6. AS BRINCADEIRAS: 
           Você e  seu  filhote  deverão brincar para estreitar os laços de amizade. Em geral filhotes gostam de bolinhas , ossinhos, garrafas pet vazias e sem o rótulo. 
Obs: Não incentive brincadeiras agressivas com seu filhote. 

      
     7. OS DENTES: 
           O filhote deverá trocar todos os dentes de leite pelos definitivos até os seis ou sete meses de idade.
           Até que  essa  troca  se  complete ele irá procurar coisas para morder. Existem muitas opções de mordedores em pet shops, escolha a que melhor se adapta ao seu filhote e incentive-o a morder apenas aquele objeto.
           Não  deixe  que  ele  morda  sapatos ou tênis velho pois ele não saberá distinguir o velho do novo e você poderá ficar sem a ponta dos seus sapatos e os cadarços do seu tênis.
          

    
      8. OS PASSEIOS: 
           Um mês após à vacinação completa, seu filhote estará apto ao primeiro passeio na rua, sempre utilize uma coleira.  
           Nos primeiros passeios, você poderá achar que seu filhote ainda não está pronto, mas, com a freqüência, ele se acostumará.
           Não deixe que ele o leve para passear, mantenha sempre a posição de comando, o cão deverá andar à sua esquerda. 

             9. ITENS QUE DEVEM SER ADQUIRIDOS: 

* Cama, proporcional ao seu cão adulto. Lembre-se que um filhote, em .poucos meses, estará no tamanho adulto.
* Comedouro e bebedouro.
* Coleira e guia.
* Escova e pente.
* Xampu e condicionador.
* Brinquedos adequados. 
Obs: Se possível, adquira estes itens em uma loja especializada, sempre informando a raça e a  idade do animal. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Raças de cães - Dobermann


O Dobermann é um elegante cão de trabalho, de andadura elástica e leve, capaz de cobrir terrenos extensos, especialmente apto a defesa e a guarda. Tem qualidades físicas e psíquicas fantásticas. É atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, à sua aptidão natural para a guarda, ao seu ótimo olfato, à sua vontade de trabalhar e à sua obediência.

De constituição robusta, o Dobermann é muito resistente, suporta bem às interpéries e, em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para proteger o dono.

É um cão de estrutura média, forte e bem musculosa. Os olhos tem forma ovalada e tamanho médio, castanho, o mais escuro possível.

O dorso é curto e forte e a pelagem curta, dura, espessa, lisa e nunca aderente. As cores são o preto, o castanho-escuro, ou o azul, com discretas manchas vermelho-ferrugem.

A altura, medida na altura da cernelha, é de 68 cm. no machos, com um máximo de 70 cm. As fêmeas, medem de 63, à 66 cm., com um máximo de 67 cm.

Raças de cães - Dálmata



Sua simpática vivacidade aliada a suas linhas harmoniosas e, principalmente a sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo o mundo. É, hoje em dia, um cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono.


  Sua origem, parece ser antiga, apesar de poucos autores concordarem com a mesma teoria. Ilustrações descobertas na Grécia e no Oriente, reproduzem cães iguais ao Dálmata atual em linhas e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa, o que justificaria o nome, adotado em alguns países como Pequeno Dinamarquês. É, de fato, muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca.Houve uma época em que o Dálmata era usado também como cão de caça, pois é dotado de um impressionante olfato. É, também, considerado um excelente cão de guarda, embora seja quieto e só lata quando realmente necessário. É um cão ativo e muito musculoso, de grandes linhas simétricas.

Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si. As orelhas de implantação um pouco alta são de tamanho moderado. A calda não é muito longa, é forte na raiz e vai-se afindo gradativamente até a ponta.

A pelagem é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante. A cor e as manchas representam os elementos mais importantes. A cor básica, em ambas as variedades é sempre o branco puro, sem mescla. A cor das manchas, na variedade com manchas cor de fígado, deve ser o castanho fígado; na variedade com manchas pretas, ao contrário, preto; quanto mais numerosas as manchas melhor. As manchas da cabeça, do focinho, das orelhas, dos membros e da calda devem ser menores que as do corpo.Os exemplares machos medem de 55 à 60 cm.; na altura da cernelha. As fêmeas medem entre 50 e 55 cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22,5 kg.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Raças de cães - Collie


Uma das principais características do Collie é a inteligência, que aliada ao seu dote físico, lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência.

A estrutura física do Collie expressa força e agilidade. Conquista imediatamente como cão de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo bem proporcionada ao conjunto.
A altura varia de 56 cm. a 61 cm. para os machos; de 51 cm. a 56 cm. para as fêmeas, medidos na altura da cernelha. O peso pode variar de 18 a 29 kg.

A pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pêlo longo (Rough Collie), a pelagem é muito densa, tem cobertura áspera e subpêlo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.

Raças de cães - Cocker Inglês


Os Spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas.

Entre os spaniels mais conhecidos, está o Cocker, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferencioando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o springer atual.

É um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves e devido ao seu pequeno porte, é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte. Dotado de excelente olfato, descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono.
Alegre, robusto e esportivo, o Cocker Spaniel é bem equilibrado, compacto. O nariz é largo, os olhos são grandes, escuros e expressam inteligência e doçura. As orelhas, de forma lobular tem inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pêlos lisos e sedosos. Sua cauda prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem do Cocker é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo.

As cores admitidas são muitas. Nos unicolores o branco é aceito somente no peito.

A altura de um Cocker é, em média de 40 cm. para os machos e 38,5 cm. para as fêmeas. O peso fica entre os 12 e 14,5 kg.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Raças de cães - Cocker Americano


Obtido nos Estados Unidos através de cuidadosas seleções realizadas com o Cocker Spaniel Inglês, a variedade norte-americana diferencia-se principalmente por algumas características como estatura, coloração da pelagem, orelhas, etc.

A popularidade da raça é notável. Trata-se de um cão afetuoso e muito fiel. O Cocker Americano adapta-se muito bem a vida em família, motivo que o tornou ainda mais conhecido como cão de companhia que o Cocker Inglês.

No campo, o Cocker Americano mostra-se excelente caçador, resistente, ágil, veloz e sempre incansável na busca.

É um cão de aspecto agradável, vivo e alegre, robusto e equilibrado em todas as partes. 
Quando está em ação, deve demonstrar aptidões para o trabalho, sem desequilíbrio no comportamento, nem timidez.

Seus olhos são redondos e cheios, suas orelhas lobulares, tem inserção baixa, coberta com pêlos longos, e sedosos, lisos ou ondulados. Quando o cão está em atividade, o movimento da cauda é incessante.

A pelagem na cabeça é curta e no corpo aderente e levemente ondulado, nunca encacheado, de textura sedosa e comprimento médio.

A altura do Cocker Americano é, em média, de 38 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 35,5 para as fêmeas.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Raças de cães - Chow Chow


Esta esplêndida raça, conhecida como Spitz Chinês em alguns países, está sendo muito difundido em todo o mundo.

O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público.

O Chow-chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa, é ótimo guarda de barcos, é ótimo caçador de presas selvagens, além de um incansável cão de tração.

É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto.
Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados.

As orelhas do Chow-chow são, pequenas, grossas e bem separadas entre si. Seu peito é amplo e profundo, seu dorso é curto, reto, forte e a cauda implantada alta, levada bem dobrada, apoiada na garupa.

A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.

A altura mínima para a raça é de, cerca de, 45 cm., entretanto o a característica primordial do exemplar deve ser a harmonia do conjunto.

sábado, 16 de julho de 2011

Piometra em cadelas

piometra5uterino


O que é a piometra? 

De uma forma simplificada, a piometra é uma infecção do útero. No entanto, a maioria dos casos de piómetra são mais difíceis de tratar que uma simples infecção. 

A infecção da parede do útero ocorre devido a certas modificações hormonais. Após o estro (“cio”), os níveis de progesterona (uma das hormonas envolvidas no ciclo menstrual) permanecem elevados durante 8 a 10 semanas, provocando um espessamento da parede do útero como preparação para a gravidez. Se a gravidez não ocorrer após vários ciclos, a espessura da parede continua a aumentar até que se formam quistos no seu interior. A parede quística espessada produz fluídos que criam o ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Além disso, os níveis elevados de progesterona inibem a capacidade de contracção dos músculos da parede do útero, conduzindo à acumulação nociva destes fluídos. 

Que outras situações podem causar estas alterações no útero? 

A utilização de medicamentos à base de progesterona podem provocar o mesmo fenómeno. Adicionalmente, o estrogénio (outra hormonio sexual) aumenta os efeitos da progesterona sobre o útero. Medicamentos que contêm alguma destas hormonas são por vezes usados para tratar certos problemas do sistema reprodutor. 

Como é que as bactérias chegam ao útero? 

O cérvix é a porta de entrada do útero. Ele está quase sempre fechado, abrindo no estro. Quando está aberto, as bactérias que se encontram normalmente presentes na vagina podem entrar no útero muito facilmente. Se o útero estiver normal, o ambiente é adverso para a sobrevivência das bactérias. No entanto, quando a parede uterina está espessada e quística existem as condições ideais para o crescimento bacteriano. Além disso, quando estas circunstâncias anormais se verificam os músculos do útero não conseguem contrair-se convenientemente. Isto significa que as bactérias que entram no útero não podem ser expulsas. 

Quando ocorre? 

A piometra pode ocorrer em cadelas de qualquer idade após o primeiro cio. No entanto é mais comum em cadelas mais velhas. Após vários anos de ciclos éstricos sem gestação começam a ocorrer na parede uterina as alterações que favorecem esta doença. 

O momento típico para o aparecimento de piómetra ocorre 1 a 2 meses após o estro. 

Quais são os sintomas duma cadela com piómetra? 

Os sinais clínicos variam consoante o cérvix se encontre fechado ou aberto. Se estiver aberto, o pús acumulado no útero drenará para o exterior, notando-se um corrimento de aparência variável na vagina, na pele e pelo sob a cauda e até nos locais onde a cadela se tenha sentado ou deitado. Podem ainda notar-se febre, letargia, anorexia e depressão. 

Se o cérvix estiver fechado o pús que se forma não é drenado para o exterior. Acumula-se no útero, causando distensão abdominal. As bactérias libertam toxinas que são absorvidas para a circulação. Nestes casos, as cadelas normalmente ficam gravemente doentes em pouco tempo. Perdem o apetite e ficam apáticas e deprimidas. Podem ocorrer vómitos e diarreia. 

As toxinas bacterianas afectam a capacidade renal de filtrar e reter os fluídos. A produção de urina aumenta e as cadelas bebem água em excesso para compensar as perdas renais. Isto ocorre tanto nas piómetras abertas como nas fechadas. 

Como é diagnosticada? 

Uma cadela de aparência doente que beba demasiada água e não tenha sido esterilizada é sempre suspeita de sofrer de piometra. Isto é especialmente válido se o abdómen estiver aumentado ou houver descarga vaginal. As cadelas com piómetra têm uma elevação marcada dos glóbulos brancos e das globulinas (um tipo de proteína produzida pelo sistema imunitário) no sangue. A densidade da urina é muito baixa devido aos efeitos tóxicos das bactérias sobre os rins. No entanto, todas estas alterações podem estar presentes em qualquer animal com uma infecção bacteriana grave. 

Se o cérvix estiver fechado pode realizar-se uma ultrassonografia para identificar o útero aumentado. Se o cérvix estiver aberto, o aumento do volume uterino não é normalmente suficiente para que a ultrassonografia seja conclusiva. A sua realização é de grande utilidade na identificação de um útero aumentado e na sua distinção de uma gravidez normal. 

Como é tratada? 

O tratamento de eleição consiste na remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Este procedimento chama-se ovario-histerectomia (esterilização). No entanto, a maioria dos pacientes está gravemente doente e a cirurgia não é tão rotineira como numa cadela saudável. Geralmente é necessário estabilizar o paciente através da administração de fluidoterapia intravenosa antes e após a cirurgia. Adicionalmente, é realizada antibioterapia durante 1 a 2 semanas. 

A minha cadela é uma reprodutora valiosa. É possível tratá-la sem a esterilizar? 

Existe uma abordagem médica ao tratamento da piómetra. As prostaglandinas são um grupo de hormonas que diminuem os níveis sanguíneos de progesterona, promovem o relaxamento e abertura do cérvix e a contracção do útero de modo a expelir as bactérias e o pús. Podem usar-se para tratar esta doença, mas nem sempre este tratamento é bem sucedido e existem algumas limitações importantes à sua utilização: 

1. Causam os seguintes efeitos secundários: agitação, respiração acelerada, náusea, vómito, defecação, salivação e dor abdominal. Estes efeitos manifestam-se cerca de 15 minutos após a injecção e duram algumas horas. Tornam-se progressivamente mais ligeiros com cada injecção subsequente e podem ser reduzidos passeando a cadela durante 30 minutos após a injecção.

2. Não ocorrem melhoras clinicamente relevantes nas primeiras 48 horas e por isso as cadelas que se encontrem severamente doentes são más candidatas a este tratamento.

3. Como provocam a contracção do útero, existe o risco de ruptura da parede uterina e disseminação da infecção para a cavidade abdominal. Isto é particularmente provável quando o cérvix se encontra fechado. 

Existem alguns dados estatísticos importantes que deve conhecer acerca desta forma de 
tratamento: 

1. A taxa de sucesso no tratamento de piómetra aberta é de 75-90%. 
2. A taxa de sucesso no tratamento de piómetra fechada é de 25-40%. 
3. O risco de recidiva da doença é de 50-75%. 
4. As hipóteses de sucesso num cruzamento subsequente são de 50-75%. 

O que acontece se nenhum dos tratamentos anteriormente descritos for realizado? 

As hipóteses de sucesso num tratamento de piómetra sem recurso à cirurgia ou à administração de prostaglandinas são extremamente baixas. Se o tratamento adequado não for realizado rapidamente os efeitos tóxicos bacterianos serão fatais. Se o cérvix estiver fechado é possível ocorrer a ruptura do útero, disseminando-se a infecção à cavidade abdominal e estabelecendo-se uma peritonite. Isto também será fatal.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Raças de cães - Chihuauhua


É uma das pocas raças caninas autóctones do continente americano. Apesar das suas dimensões redusidíssimas, o Chihuahua possui uma natureza forte e caça em forma insuperável pequenos roedores. Ë classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier.

Como cão de guarda está sempre alerta. É extremamente fiel ao seu dono. Talvez seja a menor raça que existe. Não são raros os exemplares adultos que pesam menos de 1 kg.

Hoje em dia, é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, mas a origem da raça é mexicana.A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho.
Há exemplares que pesam de 900 gr. à 3,5 kg.mas o peso médio é de 1,5kg. O seu corpo é enxuto, está sempre alerta, é vivaz, ágil e muito inteligente.

Valente, é capaz de, corajosamente, enfrntar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono mas não tolera com facilidade os desconhecidos. Late furiosamente e dá o alarme ante o menor movimento suspeito.

Os olhos são muito brilhantes e cheios. As orelhas são grandes e bem separadas entre si. Em estado de alerta mantém-se eretas.

A pelagem do Chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta aderente e brilhante, na maioria dos exemplares.

Raças de cães - Bull Terrier


As características do Bull Terrier, tal qual o conhecemos hoje, foram fixadas a mais ou menos um século, e em sua origem, encontramos muito do Bulldog Inglês, que foi criado para lutar contra touros, em exibições públicas.

Alguns criadores, buscando exemplares mais ágeis, e lutadores imbatíveis, cruzaram o Bulldog com o antigo Terrier Inglês Branco, muito difundido na época. Os primeiros exemplares mostraram-se muito volumosos, e diferentes entre sí. Mais tarde, através de cruzamentos com o Dálmata e terriers ingleses brancos, o Bull Terrier tornou-se o cão ágil e forte que conhecemos hoje.
O Bull também foi usado para caçar ratos, e hoje em dia é um grande guarda e um ótimo companheiro.

É um cão de constituição sólida, ativo, simétrico, de expressão profunda, decidida. Obediente e tolerante frente à disciplina.

Os olhos são fundos, pequenos, amendoados, o mais escuros possível, de olhar penetrantes. As orelhas são eretas, finas, próximas entre si.

A cauda não é muito curta, de inserção não muito alta. A pelagem é curta, compacta, reluzente, um pouco dura ao tato.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Raças de cães - Bullmastiff


Com a finalidade de obter tudo o que se pode desejar de um cão de guarda, criadores britânicos decidiram somar aos dotes do mastiff inglês algumas características de outras raças de grande porte.

A nova raça, obtida provavelmente do cruzamento do mastiff inglês com o bulldog, foi reconhecida oficialmente em 1924.

O bullmastiff é um excelente cão de guarda, apreciado em todo o mundo. Ao mesmo tempo, é uma raça muito dócil com os famliares e com as crianças, demonstra fidelidade e equilíbrio.

O temperamento do bullmastiff é uma mistura de alegria, seriedade, atividade, resistência e vigilância.
O focinho do bullmastiff é curto, a mandíbula é larga, com mordedura preferencialmente em torquês. No entanto, é admitido um leve prognatismo inferior.

Os olhos são escuros, ou avelã, de tamanho médio. A pelagem do bullmastiff é curta e dura, bem assentada ao corpo. A raça apresenta uma típica máscara preta, assim como tons mais escuros próximos aos olhos, que são contornados de preto. Qualquer tonalidade de tigrado, fulvo ou vermelho é admitida para a raça.

A altura do bullmastiff varia de 63,5 a 68,5 cm para os machos, e entre 61 e 66 cm para as fêmeas, medidos sempre na altura da cernelha. O peso da raça varia de 50 a 59 kg para os machos, enquanto as fêmeas tem peso entre 41 e 50 kg.

Raças de cães - Bulldog


O Bulldog é um cão inteligente, e muito doce com a sua família. Gosta de companhia, é afetuoso e brincalhão.É um cão valente, leal, corajoso, mas não é agressivo, a menos que seja agredido abertamente.Fortes e resistentes, os Buldogues são excelentes companheiros, calmos e de fácil trato.
Sua pelagem é curta, fina e densa. As fêmeas são normalmente, menos desenvolvidas do que os machos.

O peso da raça varia entre 24 e 25 Kg para os machos, e entre 22 e 23 Kg para as fêmeas.

Raças de cães - Boxer



Nesta raça, a harmonia das formas não está separada de múltiplos dotes de inteligência e caráter. Um lindo cão de trabalho e exposição, o Boxer tornou-se muito popular nas últimas décadas, em grande parte por seu notável valor, tanto em tarefas de defesa, como de proteção.

De origem alemã, o Boxer é um cão de tamanho médio e pêlo raso e robusto. De estrutura curta, quadrada e ossos fortes, o Boxer movimenta-se com vivacidade, força e nobreza. Sua pelagem é curta, reluzente, muito aderente, amarela ou tigrada. Seus olhos são castanhos, e as orelhas implantadas altas, amputadas em ponta, discretamente longas.
O caráter do Boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e a à casa inteira, vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos.

Em família  é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras.

É de adestramento fácil, e é muito leal, sem falsidade ou malícia, nem sequer na idade avançada. 

Os machos medem de 57 a 63 cm., na altura da cernelha, e as fêmeas, de 53 a 59 cm. O peso deve estar de acordo com a altura do cão, ficando, em média, de 28 kg. a 30 kg.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Raças de cães - Bichon Frisé

Bichon Frisé

De origem francesa, o Bichon Frisé é um simpático cão de pequeno porte, alegre, festivo e dócil. É bastante ativo, gosta de brincar e precisa exercitar-se regularmente.

De andadura leve, o Bichon Frisé tem um focinho médio e uma bela pelagem longa e cacheada. Seu pêlo cresce continuamente, necessitando tosa regular.
As bordas dos olhos e as pálpebras são escuras, os olhos são de forma arredondada, de olhar muito vivaz.

As orelhas caídas são bem guarnecidas, e também apresentam pelagem longa e cacheada. A cauda é levada alta, e sua pelagem é fina, sedosa, com aprox. 7-10 cm. A altura máxima desejada para o Bichón Frisé é de 30 cm.

Raças de cães - Beagle

Beagle

Trata-se de uma raça muito antiga. O Beagle é o menor dos sabujos da Grã-Bretanha. Apesar de serem pequenos, são cães muito ágeis, utilizados para caçar coelhos por serem excelentes farejadores.

O temperamento do beagle é bastante equilibrado, não apresenta agressividade, nem timidez.


É alegre, ativo, corajoso e inteligente. Sua função principal é a caça à lebre. Seu pelo é liso, denso, nem muito curto, nem muito fino. Qualquer cor é admitida, à excessão da cor fígado.

A altura do beagle fica entre os 33 cm e os 40 cm, medidos na altura da cernelha.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Raças de cães - Basset Hound



Trata-se de uma raça recente. Foi trazida da Inglaterra no século XVII. Sua apresentação oficial, foi no ano de 1883, quando foi reconhecida pelo Kenel Clube Britânico. Havia muita divergência entre os criadores que desejavam acentuar qualidades estéticas, ou realçar algumas características de cão de caça. Este conflito, influiu na popularização da raça. O Basset Hound só se tornou popular quando introduzido nos Estados Unidos.

É um excelente farejador, de temperamento calmo e amável. É extremamente manso, apegado ao dono e carinhoso. Muito resistente no trabalho de campo, o Basset Hound é capaz de fazer grandes caminhadas.
Acostumado a viver em matilha, não é um cão agitado, agressivo, ou tímido. Gosta de uma boa soneca e não necessita de grandes doses diárias de exercício. Pequenas caminhadas são suficientes para não torná-lo um cão obeso.

É uma raça de pernas curtas, e a sua ossatura é mais pesada em relação a altura, do que qualquer outra raça. O tamanho máximo do Basset Hound, medido na altura da cernelha é de 35 cm. O pêlo é curto, liso, áspero e aderente, denso o suficiente para suportar qualquer condição climática. Todas as cores características dos hounds são aceitas. Sua pele é frouxa e elástica.

Raças de cães - American Pitbull Terrier




O American Pit Bull Terrier é um cão de porte médio, de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Se apresenta em todas as cores e marcações, combina resistência e atleticidade com graça e agilidade.

raça foi desenvolvida para o combate, e suas principais características são a auto-confiança, a agilidade e a sua incrível resistência.


É uma raça fiel e bastante apegada ao seu dono.

Ao contrário do que muitos pensam, o American Pit Bull Terrier é bastante amigável com os seres humanos. É admirável seu carinho com as crianças, e sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Raças de cães - Akita Inu




A raça é originária do Japão. Sua função original era a caça e posteriormente chegou a ser usado para rinhas. Hoje o governo proíbe sua utilização em rinhas e procura manter a sua integridade.

Trata-se de um excelente cão de guarda e um ótimo companheiro, de caráter dócil e afetuoso com a sua família. No entanto, é bastante reservado com estranhos e não faz novas amizades com facilidade.

O Akita é um cão muito inteligente, tem um andar enérgico e é bastante imponente
.
Possui pêlo duro, nem longo e nem curto. A pelagem exterior é dura e reta, e possui um sub-pêlo macio e abundante. A garupa e a cernelha são revestidas com um pêlo ligeiramente mais longo que o do resto do corpo. As cores são o vermelho fulvo, o sésamo (pêlos vermelhos com pontas pretas), o tigrado e o branco.

O tamanho dos machos é de 67cm, e das fêmeas é de 61cm na altura da cernelha, com tolerância de 3cm para mais, ou para menos, desde que o exemplar tenha uma boa forma geral.

Raças de cães - Afghan Hound

Afghan Hound


O Afghan Hound é um cão de aparência nobre, elegante, forte, de
 expressão "oriental" e imponente. Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um galgo de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido. 

As especulações sobre a origem da
 raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os Afghan Hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis. Sua cabeça é alongada, o stop é leve ou inexistente, e a mordedura deve ser em tesoura ou torquês.

A trufa é preferencialmente preta, ou fígado, no caso dos exemplares de cores mais claras.

As orelhas do Afghan Hound são de inserção baixa, bem próximas à cabeça e cobertas por uma linda pelagem, longa, fina e sedosa. No focinho tem pelagem curta, e sobre a cabeça tem um lindo topete.

De grande porte, os Afghan Hounds machos devem medir entre 68 cm. e 74 cm., na altura da cernelha. Já a altura das fêmeas deve ficar entre os 63 cm. e os 69 cm.